domingo, 4 de outubro de 2015

HISTÓRIA da MÚSICA PORTUGUESA 
SÉCULO XVIII
A subida ao trono do rei D. João V, em 1707, marca o início de uma época de renovação da vida musical portuguesa. Essa renovação surge sob o signo da música italiana, mais precisamente do barroco religioso romano. Data desta época a reforma da Capela Real, que foi elevada à dignidade de Sé Patriarcal, e à criação em 1713 do Seminário da Patriarcal que virá a tornar-se na principal escola de música deste século.
Devido às riquezas que provêm do Brasil (ouro, pedras preciosas, etc.) e, tendo em conta que o rei era casado com uma princesa austríaca habituada a ouvir boa ópera na corte de Viena, D. João V opta por mandar bolseiros estudar em Itália.

Para saberes mais consulta


Instrumento Musical
CRAVO 
Cravo é a designação dada a qualquer dos membros de uma família europeia de instrumentos musicais de tecla.



DANÇAS de SALÃO século XVIII
PAVANA e MINUETO

Minueto ou minuet é uma dança em compasso de 3/4, de origem francesa, ou uma composição musical que integra suites e sinfonias. De origem aristocrática, o minueto foi muito popular na corte de Luís XIV, difundiu-se pela Europa nos séculos XVII e XVIII. É uma dança caracterizada por ser alegre e dançante.
O nome significa "dança de passos miúdos" (menus), caracterizada pela delicadeza dos movimentos.
Pavana é uma dança em ritmo binário, de origem incerta, que remonta ao século XVII e esteve na moda da corte do rei francês Luís XIV. Os movimentos da pavana fazem lembrar os do pavão, daí o seu nome.

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