sábado, 7 de novembro de 2015

AS INVASÕES FRANCESAS EM PORTUGAL
As tropas francesas, comandadas pelo General Junot, entram pela Beira baixa em 17 Novembro de 1807 e, sem enfrentar qualquer resistência organizada, chegam a Lisboa no dia 30 Novembro. 
A família real portuguesa tinha entretanto escapado do país em direção ao Brasil, como havia sido acordado com os ingleses meses antes. 
As tropas invasoras instalam-se na capital e ocupam todo país durante os meses seguintes. A resistência surge na forma de forças de guerrilha. Algumas revoltas locais são, maioritariamente, esmagadas pelas tropas francesas. 
A situação só muda em Agosto do ano seguinte, quando uma esquadra britânica chega a Lavos e desembarca cerca de 16 mil homens, comandados pelo general Arthur Wellesley (futuro Duque de Wellington). As tropas, reforçadas por cerca de dois mil portugueses, avançam para Lisboa pelo litoral. O primeiro confronto sério acontece na Roliça, a 17 de Agosto, onde os franceses, em inferioridade numérica perdem a batalha. A 21 dá-se novo recontro, agora no Vimeiro. 
À frente dos franceses está já o general Junot. Apesar de um maior equilíbrio de forças – 14 mil franceses contra 18 mil luso-britânicos – a vitória volta a pertencer a Wellesley. A rendição das forças francesas é efetivada na Convenção de Sintra. - See more at: http://ensina.rtp.pt/artigo/primeira-invasao-francesa/#sthash.6p9vMUMI.dpuf

As batalhas da Roliça e do Vimeiro são os primeiros confrontos militares sérios na Península Ibérica entre as forças britânicas e francesas. Os primeiros venceram os dois combates e puseram fim à primeira invasão francesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário